Empresários esperam crescimento de até 15% nas vendas de volta às aulas



A volta às aulas é considerada o Natal das papelarias. O movimento é maior nos meses de janeiro e fevereiro, mas desde outubro os estoques das redes varejistas foram reforçados pelas empresas atacadistas para atender à demanda, com variedade, possibilitando ter mais opções para os consumidores.

“Muitos setores do comércio trabalham com a perspectiva da sazonalidade, com picos de venda em determinados momentos do ano. Isso significa que o empresário deve se preparar para aproveitar ao máximo esse período de grande intensidade nas vendas. Ele precisa adquirir os produtos antecipadamente e capacitar seus funcionários para que realizem um atendimento com excelência”, indica Tatiana Moura, executiva da Prospecting e especialista em Marketing e Comunicação.

Esta orientação vale para todas as épocas sazonais. “Assim como o varejo deve estar preparado para atender ao consumidor final, o atacado precisa cumprir seu papel no elo da cadeia de distribuição, negociando preços com a indústria, investindo na qualidade do atendimento de sua equipe, reforçando e ampliando seus pontos de venda”, acrescenta a executiva.

Atenta a esta realidade, a Kalunga acaba de anunciar sua campanha promocional para 2018 e, com isso, espera ter um crescimento de 12% a 15% nas vendas de material escolar, em relação a 2017. “O planejamento da Kalunga acontece com bastante antecedência junto aos fornecedores. O objetivo disso é oferecer aos nossos clientes sempre as melhores opções em produtos e com negociações de preços bem agressivas”, explica Michele Auada, gerente de Marketing da Kalunga.

Além disso, a empresa aposta em outras estratégias para atender às demandas do período, como treinamento dos colaboradores, reforço de equipe em todas as lojas, por meio da contratação de profissionais temporários. A linha exclusiva de agendas e cadernos da marca é outro diferencial, pois são produtos de alta qualidade, modernos e com preços bastante atrativos.

“Uma das novidades para a campanha volta às aulas de 2018 são os produtos licenciados da linha do Mickey, Minnie Vintage e as Princesas, além da renovação da parceria comercial com a Turma da Mônica, os times Paris Saint-Germain e Barcelona. A Kalunga traz também a linha de personagens próprios como as Corujinhas, Femmina, entre outros”, complementa Auada.

Os clientes que forem às lojas de varejo da Kalunga poderão parcelar suas compras em até 12 vezes e também usufruir da tradicional troca trade-in de cadernos, que consiste em beneficiar o cliente com descontos ao levar o seu caderno usado sem espiral e capa. Para essa ação, o cliente deve levar as folhas dos cadernos usados em uma das lojas Kalunga e, a cada quilo pesado, ganhará R$ 1,50 de desconto na compra de cadernos novos ou papel Chamequinho.

Novidades da indústria - A Pritt anunciou sua nova campanha de volta às aulas com a temática “Meus Heróis”. Para o período em 2018, o Mr. Pritt, mascote da marca, estampará os bastões de Pritt Original e cartelas, caracterizado de super-herói. A escolha do tema, tão presente no imaginário infantil, está atrelada ao objetivo da marca de estimular a criatividade nas crianças, com atividades lúdicas que podem ser feitas em casa ou na escola.

A BIC®, que registrou um crescimento na categoria de 17% no ano passado, espera manter o mesmo nível de crescimento em 2018. Para isso, acaba de lançar a Intensity, caneta premium com ponta de feltro ultrafina de 0,4 mm, com cores vivas para destacar pontos importantes do texto. Outro lançamento é a Canetinha Hidrográfica Ultra Lavável, que oferece performance em cores vivas e ainda elimina a preocupação de manchas em roupas.