GDF assina a portaria para operacionalização do novo Fide

O presidente do Sindiatacadista/DF, Roberto Gomide Castanheira, participou na manhã de hoje, 22, da cerimônia de lançamento do novo Financiamento Especial para o Desenvolvimento (Fide). Na ocasião, o governador Rodrigo Rollemberg assinou a portaria ao lado dos secretários de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Valdir Oliveira, e de Fazenda, Antônio Fleury.

A lei do Fide existe desde 2003, mas somente em 2008 foi oferecido às empresas e, desde então, estava paralisado. Com a reabertura, cerca de quatrocentas empresas deverão ser incentivadas em operações interestaduais, principalmente as atacadistas que não detinham, até o momento, nenhum financiamento neste sentido. A principal proposta do Fide é dar condições para que as atacadistas possam, também, abastecer os mercados externos.

Em contrapartida, para receber o financiamento, as empresas terão um aumento de 10% nos impostos, conforme previsto na Lei 5.784/2016. Com isso, o setor atacadista deverá aumentar suas vendas interestaduais de 30% a 50% para anular os efeitos da tributação.

“Nós precisávamos deste instrumento de longa data, pois somos a única Unidade da Federação sem a condição de competir na operação interestadual. Isso, além de se configurar uma injustiça muito grande, significava também uma restrição de empregos e riquezas para o Distrito Federal”, afirmou Gomide.

A portaria definirá as regras de operacionalização do financiamento, tais como prazos, formas de ingresso no financiamento e liberação de parcelas e determinará procedimentos para os órgãos envolvidos, bem como para os empresários que quiserem usufruir do programa.

Assim que o documento for publicado, o Sindicato enviará um comunicado às empresas explicando a sistemática; está prevista também a realização de um evento para esclarecer a norma ponto a ponto.

“Estamos criando um ciclo virtuoso ao dar as condições para o setor produtivo criar empregos e atrair de volta empresas que haviam deixado o DF”, finalizou Rollemberg.