Projetos Instituto Sindiatacadista



Projeto Alecrim
Desenvolver um projeto que fosse além das campanhas sociais e que contribuísse, de fato, para a manutenção de uma entidade de assistência social. Foi assim que surgiu o “Projeto Alecrim”, mais uma iniciativa do Instituto Sindiatacadista que colabora com a manutenção da Creche Alecrim.

O espaço, localizado na Cidade Estrutural (DF), atende 120 crianças moradoras da região, sendo a maioria filhos de catadores que trabalham no lixão da cidade. A creche funciona, atualmente, num local com menos de 100m², sem qualquer auxílio do governo – um dos requisitos para ser adotada pelo Projeto.

Hoje, os custos da Creche Alecrim com gás e energia elétrica são custeados pelo Instituto Sindiatacadista. A entidade também articula com a Administração Regional da cidade um espaço para que seja construída uma nova sede, capaz de abrigar mais crianças com uma estrutura mais ampla, confortável e segura.

Adolescente Aprendiz
Uma parceria entre o Instituto Sindiatacadista e a Casa de Ismael disponibiliza aos empresários um banco de talentos formado por adolescentes dispostos a ingressarem no programa Jovem Aprendiz.

A legislação define como menor aprendiz o maior de 14 anos e menor de 24 anos que celebra contrato de aprendizagem, nos termos do artigo 428 da CLT. O trabalho do menor aprendiz não pode ser realizado em locais prejudiciais a sua formação, ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social e em horários e locais que não permitam a frequência à escola.

O contrato deve ser ajustado por escrito e por prazo determinado, não superior a dois anos. O vínculo empregatício fica ligado à Casa de Ismael, que também concede formação uma vez por semana ao jovem, além de prepará-lo para assumir o cargo.